ESG e seus pilares para o mundo dos negócios;
Mas o que é esse ESG?
A sigla ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), foi criada em 2004, a partir da conferência liderada por Kofi Annan, até então secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), em que reuniu 20 instituições financeiras de 9 países, fazendo surgir o que hoje é uma grande tendência e resposta das empresas em meio aos desafios da sociedade atual.
Na prática, a sigla diz respeito à inclusão da geração de valor econômico, interligado à preocupação com questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.
É entendido atualmente que o mercado e seus investidores estão sempre atentos às necessidades de empresas e corporações para adotarem medidas que garantam a preservação do meio ambiente e uma sociedade mais justa. Além disso, o próprio nome ESG não envolve somente a questão da sustentabilidade, nela se enxerga um compromisso com ações relacionadas à diversidade, mudanças climáticas, governança e outros princípios de lucro.
É por isso que as empresas que aderem ao conceito de ESG, tem dentro de seu grande sucesso e crescimento no mercado, os pilares básicos atrelados a esse compromisso, sendo eles:
- Preservação da biodiversidade;
- Combate ao desmatamento;
- Combate ao aquecimento global e redução da emissão de carbono;
- Uso de energias renováveis;
- Representatividade e inclusão de minorias;
- Valorização dos funcionários;
- Criação e desenvolvimento de projetos sociais;
- Criação de canais de denúncia;
- Política de transparência;
- Diversidade no conselho;
- Combate à corrupção e gestão de riscos.
Agora, é o momento de se perguntar: por que é importante para as empresas investirem em ESG?
A grande maioria das empresas que aderem ao meio ESG, tem a sua principal motivação na busca por uma redução de custos e questões ligadas aos riscos de reputação da empresa. Visto que, os investidores preferem apostar em companhias comprometidas com os pilares do ESG.
Além disso, o modelo abraça a fidelização de clientes, segurança para o investidor, linhas de crédito especiais e maior competitividade.
Por fim, o primeiro ponto é a validação da empresa e que ela tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social, tendo como bônus um maior lucro e segurança no mercado.
A EJECT faz parte entre as diversas empresas que aderiram aos benefícios da ESG. Interessado?
Fale conosco: contato@ejectufrn.com.br / 84 99127-4454