Visibilidade digital: Perdendo clientes?

Entenda o motivo que pode estar fazendo sua empresa perder clientes

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by: Keilly Cavalcanti

 

 

Que o mundo não é o mesmo como há 10, 20, 50 anos atrás, isso já é evidente e você já deve estar saturado de saber disso. Mas já percebeu como o modo de negociar e atrair clientes está diferente? Como os clientes estão mais críticos e cautelosos? Talvez sim. Agora, você sabe como e quanto isso pode interferir nos seus negócios?  

Se você não souber interpretar o mercado da maneira correta e necessária, pode acarretar em problemas drásticos para sua empresa.

 

Já teve a sensação de estar perdendo 

 

Essa sensação é bastante comum nas empresas que ficam estagnadas no modelo de negociar, atrair e fidelizar os clientes. Ou seja, ficam na mesmice. Isso é um erro presente, quando pensamos “não precisamos melhorar, temos tudo”.

 

Acreditem, uma hora ou outra, o mercado irá te mostrar da pior forma: nos seus indicadores. Sempre é possível melhorar, criar e inovar - as startups estão aí para provar isso.

No entanto, se você quer evitar a perda de clientes precisa pensar e estar dois passos à frente. E aqui estão algumas dicas.

 

Como evitar perda de clientes

 

Ser o mais empático possível

 

 

Mostre seus ideais e tenha sempre em mente que você vende para pessoas e não para empresas. Dessa forma, seja o mais humano possível, o seu cliente não é “apenas um cliente” ou “mais um cliente”, e sim, “O cliente”, trate cada um com individualidade e entenda suas particularidades.

 

O bom atendimento pode não impactar positivamente como se deseja, mas o atendimento ruim terá a pior repercussão para a imagem sua empresa. Trabalhe fortemente esse ponto, aliado com outros, e essa será a chave para o sucesso da sua companhia. Busque e dê o melhor aos seus clientes.

 

Nunca deixe de inovar o seu modelo de negócio

 

 

Inovar é essencial e crucial para não perder clientes. A inovação move a concorrência, logo, o pensamento é simples: se você não inova, o concorrente inova. Diante disso, podem ocorrer duas situações, e ambas não são boas: sua empresa deixa de ganhar clientes ou perder clientes.

 

Fortaleça a inovação tecnológica em sua empresa – independente da empresa ser pequena, média ou de grande porte. Seu cliente não irá fazer essa distinção antes de comprar, irá consumir o melhor e mais prático para ele naquele determinado momento, especialmente com a comodidade ofertada com os novos meios digitais de comunicação e compra.

 

Possuir visão crítica

 

 

Essa por sua vez, não é criticar o que o seu concorrente faz, fez ou deixou de fazer. E sim, aprender com ele! Você não só pode, como deve aprender com seus clientes e com outras empresas.

 

Esteja sempre atento com o que os concorrentes fazem, dessa forma, sua empresa sempre estará ciente dos desafios mercadológicos e preparada para os seus reflexos. Assim, você pode identificar novas oportunidades e tirar seus planos do papel. Lembre-se que, para cada reclamação do cliente, há outros 26 clientes insatisfeitos que permaneceram em silêncio - a Lee Resource.

 

Possua sempre uma boa visibilidade perante o mercado

 

 

Trabalhe bem o marketing, não basta possuir preço bom e produto de qualidade se sua empresa não é vista no mercado. Ganhe espaço, um passo de cada vez, focando em pequenas conquistas e mantenha a escalabilidade. Não economize nos produtos/serviços essenciais que levam a reputação da sua marca. Ou seja, possua uma identidade visual impecável.

 

Se adapte ao mundo digital e às novas tecnologias

 

 

Esteja sempre disponível para seu cliente. Ou seja, sua empresa na web! Pense como o consumidor, o que você faz quando surge um problema e logo quer resolver? E quando quer comprar algo? Aprender algo? O comportamento frequente é: realizar uma pesquisa na internet. Sendo assim, busque mecanismos para estar presente no mundo virtual.

 

Possua um site. Isso mesmo, afinal, quem não está na internet, teoricamente não existe. Veja alguns dados para te abrir os olhos:

  • 1. Existem muitos fatores que influenciam a compra online, entre eles se destacam: a facilidade de fazer uma comparação entre preços e produtos (73,3%) e a maior comodidade do cliente (69,6%). (E-commerce Trends, 2017)
  • 2. As lojas virtuais que mantêm blogs alcançam 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes. (E-commerce Trends, 2017) 
  • 3. 98,2% consomem conteúdo online e 87% consomem esses conteúdos utilizando o smartphones. (Content Trends, 2017)

 

Junto com o marketing, mostre sua empresa: quem são, o que oferecem, o que fazem. Utilize ferramentas como um site, onde fica mais fácil e dinâmico aparecer, pois o consumidor não precisará pegar trânsito, ter estresse, ou até deixar de fazer algo para simplesmente conhecer seus produtos e sua empresa. Com apenas alguns cliques, tudo fica mais fácil.

 

Anúncios escaláveis

 

 

Invista em anúncios online, além de fazer sua empresa ganhar mais visibilidade, as soluções estão cada vez mais escaláveis. Comece investindo uma pequena quantidade e conforme for vendo resultados, amplie os anúncios para plataformas diferentes.

 

Por que dificultar se você pode automatizar?

 

 

Automatize o processo de vendas online. Com essa atitude, sua empresa ganha não só por facilitar a rotina e o cômodo do consumidor, como também o bem-estar dos funcionários. Tendo em vista que, o processo manual é desgastante e estressante. E isso pode acarretar reflexos ruins no encantamento dos clientes e no compartilhamento de uma experiência positiva.

Investindo em venda online, sua empresa poderá focar em outros aprendizados, como logística e expansão.

 

Como disse o cientista e diplomata Benjamin Franklin “Tempo é dinheiro”.

 

Com essas dicas, aplique o máximo delas e veja os resultados acontecerem, com certeza, valerão a pena! Você tem o que precisa para parar de perder clientes, e ganhar novos. Além de visibilidade, pode começar a entrar no e-commerce.

 

Conte com a EJECT, nós podemos te ajudar nesse processo na internet! Vem com a gente.