A contribuição da gamificação para uma empresa!

Coloque isso na prática em sua empresa e tenha resultados incríveis!

Categoria: blog.Categoria.None
by: Paulo Araújo e Renata Barros

Segundo Karl Kapp, a gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamentos baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas.

Na EJECT utilizamos a gamificação como modo de buscarmos uma maior colaboração dos membros e consciência de todos perante os diversos eixos e áreas da nossa organização, assim como compartilharmos os conhecimentos de forma mais transparente e igualitária.

De acordo com o modelo de game desenvolvido por Richard Bartle, existem 4 tipos de gamer: Os. Predadores, que só querem a derrota do próximo, não se importam com nada, a menos que seja algo que sirva pra derrotar o próximo e adoram o reconhecimento; os exploradores que buscam entender o real sentido das coisas, estão envolvidos apenas para colecionar conhecimentos e artefatos, importam-se bastante com o aprendizados dos demais e por isso adora ensinar os outros; os comunicadores, que buscam sempre interagir com todos, se divertem em fazer novos contatos e amizades, gostam do reconhecimento por seus seguidores, contatos e influência; e por fim os conquistadores, que buscam sempre aumentar o total de pontos, se divertem ganhando, participam das coisas com o objetivo de finalizar o jogo e gostam do reconhecimento pelo que fazem.

Na nossa EJ temos membros com características e necessidades específicas. E precisamos analisar, o que queremos de todos? O que iremos oferecer a todos para que alcancem seus objetivos da melhor forma? Na realidade de uma empresa júnior, a gamificação e o modo como ela impacta e motiva as pessoas é de uma importância ainda maior, já que nosso trabalho é não remunerado mas precisamos sempre estar engajados e comprometidos para realizar nossas ações de maneira satisfatória.

Para que esse processo ocorra da melhor forma, a organização precisa mapear os processos que estão em desenvolvimento na empresa, assim como os anseios dos seus membros, para, a partir da junção deles, criar um game que se encaixe nos moldes desses processos e que gere uma recompensa e um engajamento de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre como a Gamificação influencia no dia a dia da EJECT? Entre em contato conosco!