Como organizar uma pesquisa de clima organizacional?

Saiba a importância de uma PCO e comece a implementá-la agora!

Categoria: blog.Categoria.None
by: Paulo Araújo

 O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional, ou PCO?

    A PCO é um levantamento de como anda a motivação e o clima pessoal-profissional dentro de qualquer organização. Ela é simples e gera muitos resultados relevantes para o crescimento exponencial da empresa. Vejamos:   

 Para que serve uma pesquisa de clima organizacional na empresa?

    Em alguns casos, nota-se que a organização tem um “clima” pesado, o que reflete direto na motivação e desempenho de seus membros, e com um bom questionário de pesquisa de clima organizacional conseguiremos saber o que acontece exatamente na empresa para podermos procurarmos soluções.        

Por que realizar uma pesquisa de clima organizacional na empresa?

    É extremamente importante entender como o clima da empresa afeta a motivação e o desempenho dos membros! Com o resultado da pesquisa pode-se tomar medidas que solucionarão tais problemas.  Dessa forma, teremos em mãos dados completos e concretos sobre a satisfação de todos,  sobre a comunicação interna, o reconhecimento, o desempenho, dentre outras questões fundamentais para o bem estar de todos dentro da organização. A pesquisa pode não só descobrir problemas assim como tendências futuras!

Por exemplo, na EJECT, a pesquisa é dividida em cinco fases:

  • 1) Preparação: Entenderemos se há problemas específicos que devem ser abordados com mais intensidades na pesquisa.

  • 2) Planejamento e escolha da metodologia: Elaboraremos o questionário de pesquisa de clima organizacional, os métodos de avaliação das respostas, tratamentos adequados e os instrumentos de avaliação.

  • 3) Execução: Aplica-se o questionário em todos os funcionários da empresa.

  • 4) Análise dos dados: Com todos os dados coletados, os mesmos serão avaliados e interpretados para que se verifique o que as respostas nos dizem sobre o clima organizacional da EJ.

  • 5) Conclusão: Um relatório final a cada período de realização da pesquisa mostrará qual os problemas detectados, suas gravidades e que medidas podem ser tomadas para revertermos a situação.

O questionário, por sua vez, pode ser dividido em 5 partes:

- Questionamentos sobre a estrutura da empresa;

- Questionamentos sobre a relação membro-empresa.

- Questionamentos sobre a relação entre os membros.

- Questionamentos sobre o membro em si.

- Questionamentos sobre a relação membro e a área específica em que ele está inserido.

    Com basse nisso, selecionamos perguntas direcionadas para obtermos uma análise bem específica. Assim, colhemos insumos o suficiente para diagnosticar como anda o clima dentro da nossa empresa e gerar gráficos de crescimento e acompanhamento dela, criando indicadores e prosseguindo com uma gestão de qualidade.

E você? Já implementou alguma PCO?
Tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre como funciona a PCO na EJECT?

Podemos te ajudar! Entre agora em contato conosco!