Call to Action: Melhore a interação com seu público

Saiba o que é e como pode aplicar em sua empresa

Categoria: blog.Categoria.None
by: Gabriel Melo

    Creio que você deve estar se perguntando: “O que é call to action e pra que serve isso? Talvez eu tenha errado, mas algo chamou sua atenção, talvez a curiosidade de saber o significado do termo ou a parte de melhor a interação com seu público e obter mais resultados positivos.

 

        Além do título desse post que foi fundamental para atrair sua atenção para o conteúdo desse post, existem outras estratégias feitas dentro do texto, seja de um post, publicação em redes sociais e artigos publicitários, que fazem com que o leitor venha a interagir com você através de comentários, compartilhamentos e curtidas, dando uma proliferação do conteúdo na web.

 

        Por isso, hoje irei abordar uma temática muito importante, essencialmente para pessoas que pretende divulgar seus serviços através de um site responsivo (como os que são feitos na EJECT), que é a chamada para uma ação. Embarque comigo nessa!!

 

Afinal o que é Call to Action?

 

        O termo: “Call to Action” é bem antigo. Porém, só começou a ter uma certa atenção com o avanço da internet no século 21. Pouco percebido no passado, em comerciais na televisão e em anúncios publicitários. Hodiernamente, o termo se popularizou principalmente entre os amantes das mídias sociais sendo muito visível no instagram por exemplo.

 

        Mas, você ainda deve estar tentando entender o que significa não é mesmo? Desculpa por me prolongar tanto, mas estava sintetizando todo o contexto para lhe falar dizer o que significa.

 

        CTA ou Call to Action é uma chamada para ação, muito comuns em sites, e-commerce e anúncios. Aí vai alguns exemplos: “Compre agora”, “Saiba mais”, “Faça seu orçamento”; vale ressaltar que ao elaborar uma CTA você precisa ter uma palavra de impacto, mais comuns é usar verbos no imperativo.

 

        Ficando mais fácil para o cliente assimilar e perceber que ao terminar a introdução foi eita uma chamada de ação, utilizando a frase: “Embarque comigo nessa!!”. Teria outras formas que poderiam substituir essa frase como: “Confira agora” e até mesmo o “Saiba mais”.

 

 

Como utilizar o Call to Action (CTA)

        Bem, você agora já sabe o que é uma CTA e também tem conhecimento de alguns exemplos, só falta você pegar todo esse aprendizado e usá-lo na sua plataforma seja online e offline. Para se utilizar uma Call to Action é necessário primeiramente traçar um objetivo e saber em qual plataforma ela irá atuar, darei um exemplo em uma plataforma online para início.

 

        Para utilizar essa estratégia em sites e e-comerces, como os que são feitos na EJECT, você deve entender qual é a sua persona  e a partir disso criar um CTA para atrair o seu cliente ou público. Caso pretenda expor portfólio, sem pretensão de conversão de leads pelo site, dos seus serviços tente criar algo semelhante a: “Veja nosso portfólio ou “Clique e descubra o seu novo modo de viver” (caso se trate de um site voltado para o ramo imobiliário).

 

        Se a pretenção for converter clientes pelo site use algo como: “Faça seu orçamento”, “Entre em contato agora mesmo” e link a um formulário de contato, como o que está presente no site da EJECT.

 

        No meio offline funciona outra maneira, mas com a mesma essência. No entanto, vem perdendo força no mercado devido à baixa taxa de conversão e o seu alto custo.  O que você não quer é perder clientes então tem que ficar cientes em alguns pontos.

 

        Voltando ao foco, utilize primeiramente de um layout para a sua ferramenta offline (banner, folhetos, fachadas), pois com a parte visual você já terá 50% do interesse do seu cliente, opte por palavras de impacto sim!! Porém que algo forma uma frase seja mais sutil como por exemplo: “Venha nos visitar”, veja que você usa verbo no imperativo, porém soa mais como um convite, deixando com aspecto mais agradável.

 

Finalizando com chave de ouro

 

        Já lhe ensinei a utilizar uma CTA em sites responsivos, mas faltou falar de como utilizar em textos ou publicações, seja em um blog ou mídias sociais. Ao fazer a utilização em um post do instagram, procure por uma frase que tenha um verbo imperativo, tanto na imagem, quanto na legenda. Interligando ao core business da empresa, marcando sempre com palavras de impacto.

 

        Em um post blog procure fidelizar a audiência dos seus leitores através de encerramentos inteligentes, pedindo ao público para acessar o blog novamente e não perder a próxima publicação ou se sua intenção é utilizar seu blog para converter leads link para o seu site.

 

        Pois, dessa forma é exposta autoridade ao seu leitor e possivelmente cliente, já que ao conquistar a sua fidelidade por conteúdo de um blog logo o ele irá ter interesse pelos seus serviços.

        

    Isso tudo se volta a realidade de que, a visibilidade digital é o melhor aliado para a sua marca crescer exponencialmente.

        Conte com a EJECT, nós queremos incluir a sua empresa na internet! Vem com a gente.